I Fórum Municipal de Saúde Mental apresenta balanço e garante propostas
Publicada em: 19 de Fevereiro de 2025 - 17h21 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Durante o evento foi assinado o termo cofinanciamento para receber recursos do Estado
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, dia 19, na Câmara Municipal, o 1° Fórum de Saúde Mental 2025. O evento teve como tema: “Desafios e Perspectivas: Um olhar sobre a Saúde Mental na RAPS de Rio das Ostras”.
Na abertura do evento, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Fábio Simões, enfatizou a necessidade de haver um olhar mais atencioso com a Saúde Mental para atender melhor os munícipes usuários do sistema. “Pesquisas mostram que a Saúde Mental é a patologia que mais acomete a população, empatada apenas com as doenças cardiovasculares. A Saúde Mental do Município precisava de socorro e o socorro chegou”, garantiu o secretário.
Durante o evento, Fábio Simões assinou um importante termo para Rio das Ostras voltar a receber verbas do cofinanciamento do Estado. O coordenador do Programa de Saúde Mental do Município, Alessandro Barbosa, lembrou a importância da obtenção de recursos e fez uma apresentação do cenário encontrado pela nova gestão. “Encontramos dezenas de processos parados, equipamentos públicos sucateados e atendimento deficitário. Temos um cenário desolador, unidades judiadas e completamente insalubres. Precisamos juntar forças. Na verdade, necessitamos de toda ajuda possível para conseguir resolver tantas questões graves”, revelou o coordenador.
O Fórum também contou com as apresentações da psicóloga Stefany Camacho, que abordou o tema Saúde Mental no Ambiente de Trabalho e com a palestra “Estigma e Preconceito na Saúde Mental: Superando Barreiras”, com a psicóloga Fernanda Pereira Cordeiro Araújo.
Estiveram também presentes no Fórum a assistente social e subsecretária da Atenção Básica em Saúde, Rosimeri Azevedo; o representante da Promotoria de Justiça Cível de Rio das Ostras, Bruno Menezes Santarém; o presidente do Conselho de Saúde, Carlos Eduardo e vereadores da Casa.