O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Hora do Mamaço virtual acontece nesta sexta-feira, dia 7

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Beatriz Azevedo com o filho Paulo Afonso em momento de amamentação
  • Foto: Jorge Ronald
    Descrição da foto
    Campanha Agosto Dourado trouxe este ano o tema “Apoie a Amamentação para um Planeta mais Saudável”
Publicada em: 7 de agosto de 2020 - 10h38 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Beatriz Azevedo com o filho Paulo Afonso em momento de amamentação Foto: Divulgação
Campanha Agosto Dourado trouxe este ano o tema “Apoie a Amamentação para um Planeta mais Saudável” Foto: Jorge Ronald

A Semana Mundial da Amamentação está chegando ao fim e, mesmo que de uma forma diferente, a emoção vai estar no ar. Como todos os anos, o fechamento será marcado pela “Hora do Mamaço”. A mobilização da campanha Agosto Dourado, que trouxe este ano o tema “Apoie a Amamentação para um Planeta mais Saudável”, acontece nesta sexta-feira, dia 7, reunindo o máximo de mulheres online, a partir das 10h, em um lindo gesto de amor.

A Hora do Mamaço será um encontro virtual, onde diversas mães vão postar em suas redes sociais, vídeos, fotos e relatos, chamando a atenção para o Aleitamento Materno, usando as hashtags: #ahoradomamaço, #smam2020, #ahoradomamaçoriodasostras, #smamriodasostras2020.

Mas, algumas mães já começaram a participar. A professora Beatriz Azevedo, que é mãe de primeira viagem do lindo Paulo Afonso, já deixou o seu relato, lembrando-se da sua expectativa em amamentar e da importância de ter uma rede de apoio. Antes do relato, ela destacou a frase de uma amiga que se apegou nesse processo, que é “amamentar é um ato de fé”.

“Assim, decidi fazer o que minha doula e consultora de amamentação sempre me disse, que é acreditar em mim, no meu filho, em Deus e na Natureza. Para algumas mães amamentar será fácil, para outras não. Meu parto foi tranquilo e rápido, porém amamentar exigiu mais fé, mais conexão, e eu lutei por ela, lutaria mais mil vezes. Alguns problemas surgiram no meio do caminho, mas eu e Paulo Afonso conseguimos. Já são cinco meses de aleitamento materno exclusivo e seguiremos enquanto for saudável para nós dois”, completou Beatriz.

A fisioterapeuta e doula, também responsável pelo Ambulatório de Amamentação do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente de Rio das Ostras, Daniela Lima, destaca que a “Hora do Mamaço” vai acontecer de modo virtual, para que todas as mães e pessoas que se sentirem convocadas a apoiar essa causa postem em suas redes sociais fotos com mensagens de apoio, incentivo e promoção do Aleitamento Materno, usando as hashtags oficiais.

“Vamos juntos fazer uma grande mobilização! O leite materno salva vidas, diminui a poluição do meio ambiente, promove vínculo entre as famílias, e defender essa prática é ação de promoção da saúde da mulher e da criança e responsabilidade de todos”, conclui Daniela.

TEMA – O tema da campanha deste ano se concentra no impacto da alimentação infantil no meio ambiente, nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de toda sua população.

A Prefeitura de Rio das Ostras também está disponibilizando um email para quem quiser tirar dúvidas sobre amamentação e para dar orientações de distanciamento social, que poderá ser acionado ao longo do ano. O endereço é smamriodasostras2020@gmail.com.

Pesquisa no Portal