Guarda recebe qualificação para controle de distúrbios

• Foto: Matheus Müller
  • Foto: Matheus Müller
    Agentes foram à prática para aprender o funcionamento dos equipamentos
Publicada em: 20 de junho de 2024 - 16h38 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Ao todo, 50 GCMs foram capacitados no curso intensivo de Controle de Distúrbios Civis  Foto: Matheus Müller
Agentes foram à prática para aprender o funcionamento dos equipamentos Foto: Matheus Müller

Agentes se preparam para ampliar o campo de atuação, com técnica e segurança

Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio das Ostras concluíram na quarta-feira, dia 19, um curso intensivo de Controle de Distúrbios Civis, realizado na Base Comunitária de Segurança Pública, no Residencial Maria Turri.

Ao todo, 50 GCMs foram capacitados para atuar com lançadores e granadas não letais para manuseio seguro e eficaz desses equipamentos.

A primeira parte do curso foi dedicada à teoria, vídeos com casos reais do uso dos instrumentos foram apresentados e posteriormente os agentes foram à prática para aprender o funcionamento dos equipamentos.

Planejada com o objetivo de proporcionar conhecimentos sobre os instrumentos de menor potencial ofensivo, armamentos e equipamentos utilizados no controle de distúrbios, o treinamento trouxe simulações reais para testar o autocontrole da tropa.

“A capacitação é essencial para aprimorar as técnicas e saber agir em situações de crise. Agora, os agentes de segurança estão ainda mais preparados para usar essas ferramentas de maneira segura e eficaz, minimizando os riscos tanto para os agentes quanto para os civis”, contou Vicente Lobo, comandante da GCM.

NOVOS COLETES – A Secretaria Municipal de Segurança Pública tem investido em treinamentos e equipamentos para a GCM. Neste mês, foram adquiridos 30 coletes balísticos masculinos e 14 femininos, para proteção dos guardas civis municipais.