• Segurança Pública

Guarda realiza ações para reduzir infrações e acidentes de trânsito

Os agentes e as viaturas ficarão baseados ao longo da Rodovia Amaral Peixoto
  • Foto: Matheus Müller
Publicada em: 17 de junho de 2024 - 16h55 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A partir desta segunda-feira, 17, agentes da GCM estarão em locais onde mais imprudências e falta de respeito à sinalização são registrados Foto: Matheus Müller
Os agentes e as viaturas ficarão baseados ao longo da Rodovia Amaral Peixoto    Foto: Matheus Müller
Como mais uma medida de redução de acidentes, na semana passada, a GCM colocou cones onde motoristas desrespeitam a sinalização Foto: Matheus Müller
Ações têm como intuito diminuir as estatísticas de acidentes de trânsito e a conscientização de motoristas Foto: Matheus Müller

Do início do ano até esta segunda, 17, foram aplicadas em descumprimento ao Código de Trânsito Brasileiro 6.428 multas

O uso do celular ao volante, o avanço ao sinal vermelho, conversões proibidas e excesso de velocidade são as principais infrações cometidas pelos condutores em Rio das Ostras. Por conta disso, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) tem realizado ações para diminuir as estatísticas de acidentes de trânsito e conscientizar motoristas.

Do início deste ano até a segunda-feira, 10 de junho, foram registrados e atendidos pela Guarda Civil Municipal 372 acidentes de trânsito, destes 336 tiveram vítimas.

Para coibir as conversões proibidas e diminuir os registros de acidentes em alguns acessos da Rodovia Amaral Peixoto, na terça-feira, dia 11 de junho, a GCM colocou cones onde motoristas desrespeitam a sinalização e cometem infrações.

De acordo com os dados do Departamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal, do início do ano até esta segunda-feira, dia 17, foram aplicadas 6.428 multas decorrentes de descumprimentos ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

A Secretaria de Segurança Pública também intensificou, a partir desta segunda-feira,17, a presença e permanência de agentes e viaturas em locais onde as estatísticas revelam que acontecem mais imprudências e falta de respeito à sinalização viária.

Os agentes e as viaturas ficarão baseados ao longo da Rodovia Amaral Peixoto, na Rodovia do Contorno, na Praça São Pedro, no Centro e, na Rua Santa Catarina, em Cidade Praiana.

AÇÕES EDUCATIVAS – A GCM também trabalha nas escolas com palestras educativas sobre o trânsito para os adolescentes e com uma abordagem direcionada às maiores infrações cometidas pelos condutores na Cidade. Para as crianças, os agentes realizam teatrinho sobre a temática, brincadeiras e dinâmicas.

OPERAÇÕES ITINERANTES – A Secretaria de Segurança Pública também tem promovido operações itinerantes de rotina, que têm como objetivo ordenar o trânsito e coibir irregularidades cometidas por motociclistas e motoristas.

“A atuação da Guarda é importantíssima, mas a conscientização dos condutores de veículos, ciclistas e pedestres é ainda mais efetiva na diminuição dos acidentes na Cidade. O trânsito seguro é um direito de todos, mas torná-lo seguro é um dever de todos”, afirmou Evandro Carvalho, secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras.

O Secretário também destacou que utilizar o celular enquanto dirige e avançar o sinal vermelho do semáforo ou de parada obrigatória são infrações gravíssimas, com multa prevista no CTB.