Fiscais fazem campanha educativa em Rio das Ostras e orientam sobre descarte de resíduos
Publicada em: 27 de agosto de 2021 - 17h09 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM![](https://www.riodasostras.rj.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/CampanhaComfis03.jpeg)
![](https://www.riodasostras.rj.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/CampanhaComfis02.jpeg)
![](https://www.riodasostras.rj.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/CampanhaComfis01.jpeg)
A Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura (Comfis) de Rio das Ostras deu início à campanha educativa que tem o objetivo de orientar sobre cuidados com a venda dos produtos, protocolos sanitários e legislações vigentes para ambulantes e comerciantes. Nesta semana, foram distribuídas cartilhas informando sobre a obrigatoriedade do acondicionamento corretos dos resíduos descartados no lixo.
Voltada para integrantes do Programa Renda Alternativa (ambulantes, food trucks e afins), permissionários de quiosques e comércio em geral, a campanha informou ainda sobre os dias e os horários de coleta de lixo em cada localidade. A campanha educativa começou com ambulantes e na próxima semana será focada no comércio.
ORDENAMENTO – Cumprindo a sua função fiscalizadora, a equipe da Comfis está ordenando o trabalho dos integrantes do Renda Alternativa e impedindo que pessoas não cadastradas vendam seus produtos nas ruas. Frutas e outros alimentos comercializados por ambulantes não cadastrados foram recolhidos e doados para o Abrigo Municipal e Associação Pestalozzi.
“Com essas ações de fiscalização, queremos impedir que ambulantes de outras cidades vendam os seus produtos ao lado dos nossos, regularmente cadastrados, e ainda concorram com comércio local”, explica Carmem Cristina Kanda, coordenadora da Comfis.
Fiscais também organizaram o espaço que os ambulantes devem ocupar para não atrapalharem a circulação de pedestre nas calçadas da Rodovia Amaral Peixoto, entre a agência do banco Santander e o Shopping Holiday.
Outra ação realizada pelos fiscais foi a notificação de agências bancárias que estavam com longas filas nas calçadas enquanto alguns caixas de atendimento estavam inoperantes.