Fim de semana de muita ciência, conhecimento e esporte

• Foto: Allexandre Costa
Publicada em: 26 de agosto de 2019 - 14h50 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Neste fim de semana, a população de Rio das Ostras pôde prestigiar eventos diversificados na Cidade. O sábado começou cheio de ciência e conhecimento com a quinta edição da Feira Eco Ostras, realizada na Praça José Pereira, no Centro, que teve como tema “Consciência e Juventude na Construção de uma Sociedade Sustentável”.

Alunos da Rede Municipal de Educação fizeram bonito, com os mais de 60 trabalhos apresentados, atraindo olhares de crianças e adultos que passavam pelo local. A Feira contou com projetos que mostravam assuntos interessantes, como Cozinha Ecológica; Reaproveitamento de água da chuva; Energia fotovoltaica, entre outros, incluindo até o projeto de um robô.

O morador do Âncora, Neilton Gomes, que foi visitar a Feira Eco Ostras com seus filhos, considerou o evento bastante agregador.

“Foi um momento muito bom para os alunos e este é um grande incentivo para nossos jovens. Eles apresentaram assuntos importantes que podem ser colocados em prática no futuro. Poderiam desenvolver mais projetos e apresentar no Município”, disse Neilton.

Outro evento realizado foi a Feira de Trocas, na Casa de Cultura, onde pessoas tiveram oportunidade de trocar brinquedos, livros e objetos de arte seminovos. Também houve momento de integração com piquenique coletivo e brincadeiras com a criançada.

Ainda no sábado, a cidade foi presenteada com a beleza e graciosidade das apresentações dedicadas à ginástica do 4º Fest Giro, que foi realizado no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour, no Jardim Mariléa. Pela manhã, a Copa de Ginástica Rítmica contagiou o público com as lindas performances das atletas. A programação contou também com a Copa de Ginástica Artística, Torneio de Trampolim, Festival Ginástica Para Todos e apresentações de dança.

Já o domingo começou com um show de manobras radicais nas ondas da Praia de Costazul, onde aconteceu a Segunda Etapa do Circuito Riostrense 2019 de Bodyboard, com participação de diversos atletas da Região, disputando nas categorias Open Masculino e Feminino, Master Masculino e Sub 16. A terceira e última etapa do Circuito de Bodyboard será realizada no mês de outubro.

SEGURANÇA – O assunto Segurança também fez parte da programação do fim de semana em Rio das Ostras. No sábado foi dada continuidade ao 1º Ciclo de Palestras promovido pela Secretaria de Segurança Pública, que aborda diversos temas importantes.

O evento aconteceu no Teatro Popular, com debates sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre crimes de maus tratos aos animais. Além disso, houve apresentação musical com a Banda Carlos Roberto Abel Reis, composta por guardas municipais. O Ciclo de Palestras será encerrado no próximo sábado, dia 31 de agosto.

Domingo foi dia de manobras radicais na Praia de Costazul, com o Circuito Riostrense de Bodyboard Foto: Allexandre Costa
Neste sábado, projetos de alunos da Rede Municipal atrairam diversos olhares na Feira Eco Ostras Foto: Allexandre Costa
Em Feira na Casa de Cultura houve troca de livros, brinquedos, objetos de arte e até piquenique com as crianças Foto: Allexandre Costa
Atletas fizeram bonito nas apresentações de ginástica no Fest Giro em Rio das Ostras Foto: Allexandre Costa