Exame do Fundamental tem novas datas

• Foto: Divulgação
    Aplicação das provas do EMEFRO passa a ser nos dias 2 e 4 de julho
Publicada em: 25 de junho de 2024 - 11h38 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Aplicação das provas do EMEFRO passa a ser nos dias 2 e 4 de julho Foto: Divulgação

A aplicação das provas do Exame Municipal do Ensino Fundamental de Rio das Ostras – EMEFRO tem novas datas. Para o melhor atendimento aos alunos, a avaliação, prevista inicialmente para esta terça e quarta-feira, ocorrerá nos dias 2 e 4 de julho.

Nesta primeira edição do ano, a prova será aplicada para os alunos matriculados no Módulo II da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A participação no exame é facultada mediante a inscrição e não é obrigatória.

A aprovação no EMEFRO possibilita aos participantes a certificação de conclusão no Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino.

PROVA – O processo avaliativo do EMEFRO será composto por uma redação e duas provas objetivas, cada uma com 25 (vinte e cinco) questões de múltipla escolha. O exame terá como base o Referencial Curricular de Rio das Ostras – RECRO e abordará as áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Inglês, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (Geografia e História); Matemática e Ciências da Natureza.

O Núcleo de Gestão Pedagógica disponibiliza material para estudo, como apoio para os participantes, pela plataforma E-VIRTU@L Aluno (acessível em https://educacao.riodasostras.rj.gov.br), com os conteúdos que serão exigidos.

APROVAÇÃO – Será considerado apto o aluno que atingir pontuação mínima de 50% nas avaliações objetivas e 50% na redação. Caso o estudante não obtenha a pontuação mínima em uma das etapas, não alcançará a certificação.

O aluno que obtiver pontuação mínima será automaticamente aprovado no ano de escolaridade/fase em que estiver matriculado, sendo considerado concluinte do Ensino Fundamental, por meio de Certificado emitido pela Secretaria.