Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Equipe da Saúde promove palestra sobre arboviroses para idosos

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Equipe da Vigilância em Saúde ministrou palestra sobre arboviroses em Cidade Praiana
Publicada em: 4 de Abril de 2019 - 16h28 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A equipe da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras realizou nesta semana mais uma ação voltada para as arboviroses, doenças causadas pelo arbovírus: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, considerados importantes problemas de saúde púbica. Desta vez, foi realizada uma palestra em Cidade Praiana, na terça-feira, dia 2, que foi direcionada para usuários do Programa Saúde do Idoso.

Durante a palestra, ministrada pela agente de Combate às Endemias, Helen da Silva Gonçalves Quintanilha, os idosos receberam diversas orientações sobre o ciclo do mosquito Aedes Aegypti, formas de transmissão do arbovírus, medidas profiláticas e também puderam esclarecer dúvidas. O objetivo é tornar os idosos multiplicadores das informações.

Segundo Helen, as ações de prevenção estão se intensificando, uma vez que o Município tem vivenciado uma fase de aumento de casos suspeitos de Dengue e Chikungunya, em relação ao mesmo período do ano passado. A agente de Combate às Endemias ressaltou que a Educação em Saúde visa conscientizar a população sobre assuntos pertinentes a Saúde na linguagem de cada público-alvo, como a palestra em modo de roda de conversa para idosos, que é bastante proveitosa para gerar multiplicadores.

“Com esse tipo de abordagem, procuramos alcançar o núcleo familiar, uma vez que um idoso está inserido nele e pode incentivar medidas preventivas para seus familiares. Não só é gratificante para nós profissionais, quanto também para os idosos, pois esse tipo de ação promove um apoio à

Equipe da Vigilância em Saúde ministrou palestra sobre arboviroses em Cidade Praiana Foto: Divulgação

saúde psicológica por colocá-los como agentes importantes no cuidado ambiental de suas próprias residências”, completou Helen.

Pesquisa no Portal