Educação: Plano Educacional Individualizado
Publicada em: 26 de Fevereiro de 2025 - 14h42 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras deu início à formação continuada sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI). Nesta terça, dia 25, os Orientadores Educacionais (OE) e Supervisores de Ensino participaram da primeira aula presencial do curso. O objetivo da qualificação é promover a importância do documento na Educação Inclusiva, bem como a sua construção em equipe e de forma colaborativa.
O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento que orienta o processo de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais específicas. A estratégia é um instrumento de inclusão escolar que visa à adaptação curricular para cada aluno, criando apoio ao trabalho em sala de aula, principalmente na avaliação de estudantes público-alvo da educação especial.
“A formação visa atender aos pressupostos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), buscando garantir o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial. O encontro reforça a compreensão de que o estudante é parte da escola como um todo e que o trabalho em prol da inclusão deve ser colaborativo, envolvendo diferentes profissionais no planejamento e na execução das estratégias educacionais”, afirmou uma das dinamizadoras do curso, a professora em Educação Especial, Cristiane Camacho.
O curso ressalta a importância da atuação e o compartilhamento das ações de forma conjunta, fortalecendo a prática pedagógica mais eficaz. “Os encontros também proporcionam um espaço para a troca de experiências, permitindo que os participantes compartilhem desafios e estratégias na construção do PEI. Está sendo reforçada a necessidade de acompanhamento contínuo e do trabalho em rede, garantindo a efetividade das ações e a plena participação dos estudantes no ambiente escolar”, pontuou Cristiane.
O curso será ministrado em três encontros, de forma presencial, pela Equipe do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – CEMAEE, com carga horária de 12h.
FORMAÇÃO CONTINUADA – Os profissionais da Educação de Rio das Ostras interessados em adquirir novas qualificações devem ficar atentos à Plataforma da Formação Continuada (https://educacao.riodasostras.rj.gov.br/formacao-continuada). Neste início de ano letivo, estão disponíveis duas novas capacitações sobre Saúde Mental.
O curso “FALA, PROFESSOR!” fará um ciclo de encontros presenciais por intermédio Rodas de Conversa mediadas. O objetivo é criar um grupo para a construção de ferramentas pessoais que auxiliem as dificuldades emocionais diárias do professor, prevenindo, assim, patologias como ansiedade, depressão e burnout. Os conteúdos serão abordados de forma dinâmica e prática. A qualificação é voltada para os professores da Rede Municipal e possui carga horária de 20h.
Já a “Trilha Formativa – A saúde mental do profissional da educação”, destaca os fatores de risco e de proteção, o impacto do trabalho educacional no bem-estar psicológico e as estratégias para a manutenção da saúde mental.
O conteúdo possui carga horária de 15h e é voltado exclusivamente para os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino.