O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Educação promove roda de conversa e oficina sobre Síndrome de Down

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Ação reuniu responsáveis e alunos ampliando diálogo entre famílias e profissionais
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Atividade proporcionou aos alunos oficinas de cozinha experimental e psicomotricidade
Publicada em: 25 de Março de 2025 - 11h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Ação reuniu responsáveis e alunos ampliando diálogo entre famílias e profissionais Foto: Divulgação
Atividade proporcionou aos alunos oficinas de cozinha experimental e psicomotricidade Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Rio das Ostras, por meio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – CEMAEE, promoveu atividades sobre autonomia e a independência de pessoas com Síndrome de Down (T21). A ação reuniu responsáveis e alunos da Rede Municipal de Ensino, ampliando o diálogo e criando um espaço de escuta entre famílias e profissionais.

A atividade proporcionou aos alunos oficinas de cozinha experimental e psicomotricidade. Para os responsáveis, foram apresentadas abordagens pedagógicas e práticas inclusivas que favorecem a autonomia dos alunos, por meio da roda de conversa ministrada pela terapeuta ocupacional Júlia Costa, com mediação da psicopedagoga Vanesca Neri.

“O encontro teve o intuito de promover diálogo com os pais e responsáveis sobre a importância do desenvolvimento da autonomia e independência em alunos com T21, apresentando estratégias, boas práticas e abordagens pedagógicas que favoreçam o estímulo dessas habilidades no cotidiano familiar e escolar”, ressaltou a coordenadora geral da Educação Inclusiva, Luana Soares.

Dia Internacional da Síndrome de Down – realizada na última sexta-feira, a ação celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. A data ressalta a conscientização e celebração da vida das pessoas com essa condição.

O projeto desenvolvido pelo CEMAEE contribui para o desenvolvimento pleno dos alunos com T21 e incentiva a construção de um ambiente mais inclusivo e acolhedor nas escolas municipais.

Na Rede Municipal, os alunos com T21 são atendidos regularmente nas unidades de ensino e no contraturno escolar pelas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e pelo CEMAEE.

 

Pesquisa no Portal