Educação inicia curso sobre proteção social das crianças
Publicada em: 15 de Abril de 2025 - 09h46 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Primeira etapa da qualificação foi realizada nesta segunda-feira, dia 14
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras deu início ao curso “Criança: sujeito em desenvolvimento”. A primeira etapa da qualificação, realizada nesta segunda-feira, dia 14, reuniu profissionais por meio de aula síncrona (transmissão ao vivo e simultânea do conteúdo). A formação é gratuita e tem como tema central o papel da escola na proteção social das crianças.
“Neste curso, vamos potencializar os saberes dos profissionais sobre o fortalecimento das práticas que priorizam a proteção integral do aluno. Além de ofertar um espaço de troca entre servidores, a qualificação intensifica o estudo dos direitos da criança e do adolescente, conforme a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e legislações complementares pertinentes”, destacou o Gerente do Departamento de Formação, Arildo dos Santos Amaral.
O curso conta com mais uma aula on-line síncrona e uma aula presencial no Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe). A carga horária total é de 20h.
TRILHA FORMATIVA SOBRE HIPERCONECTIVIDADE – A Formação Continuada de Rio das Ostras disponibiliza a trilha formativa “Epidemia da hiperconectividade: o impacto da tecnologia na sociedade moderna”, com carga horária de 20h.
A qualificação orienta e desmistifica o papel da tecnologia no cotidiano infantil e adulto, propondo um equilíbrio entre o uso das tecnologias e a preservação dos aspectos essenciais da infância, como o brincar, a convivência e a autonomia emocional.
FORMAÇÃO CONTINUADA – Os profissionais da Educação de Rio das Ostras interessados em adquirir novas qualificações devem ficar atentos à Plataforma da Formação Continuada (https://educacao.riodasostras.rj.gov.br/formacao-continuada).
As atualizações sobre cursos e conteúdos também podem ser adquiridas pelo grupo de WhatsApp gerido pelo setor. Para fazer parte do grupo, os profissionais devem clicar no link https://chat.whatsapp.com/HoiZGO69L0zLancEBCRFKy ou acessar QR Code, já disponível nas plataformas da Educação.