Dia de Adoção de animais é sucesso em Rio das Ostras

Publicada em: 22 de dezembro de 2008 - 09h18 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

As pessoas que têm interesse em adotar cachorros e gatos ainda podem procurar o Programa de Saúde e Bem-Estar Animal da Prefeitura

Na última sexta-feira, 19, cerca de 30 animais foram adotados em Rio das Ostras. Além de reduzir o número de cães e gatos abandonados no município, o Dia de Adoção fez a felicidade de crianças e adultos nesse Natal.
O objetivo do evento, promovido pelo Programa de Saúde e Bem-Estar Animal (PSA), foi encaminhar os animais a novos donos, estimulando a posse responsável. Com o slogan Natal legal é adotar um animal, a Prefeitura de Rio das Ostras levou à adoção cães e gatos saudáveis, avaliados pelos veterinários da Prefeitura, vacinados e vermifugados.
Alguns já haviam sido esterilizados e receberam um microchip, a partir do qual pode ser acessado um cadastro com informações sobre o animal. No evento, foram agendadas mais de 40 cirurgias de castração.
Para adotar, o interessado assinou um termo de responsabilidade, no qual se comprometeu a zelar pelo animal. As pessoas receberam ainda orientações quanto aos cuidados com os bichos.
PSA – O evento foi promovido pelo Programa de Saúde e Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que tem como principal objetivo atuar no controle da natalidade dos animais domésticos, visando a redução do abandono e maus tratos e contribuindo para a manutenção da saúde pública.
O programa realiza cirurgias gratuitas de esterilização de cães e gatos. Os animais castrados recebem o microchip de identificação. Para agendar a cirurgia, o interessado deve entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone 2760-0005.
Adoção responsável – Ainda há animais disponíveis para adoção no programa. Quem tiver interesse deve ligar para 2771-2351. A Prefeitura informa que não mantém serviço de recolhimento de animais domésticos errantes e solicita aos moradores que se informem bem antes de adquirir um animal. Conhecer antes as necessidades, gastos com a criação dos animais e seu tempo médio de vida pode evitar um futuro abandono.