Contagem regressiva para Feira Eco-Ostras

Evento reunirá 71 trabalhos produzidos por alunos e professores
  • Foto: porque eu também sou um ecossistema” Foto
    Neste ano, a Feira aborda o tema “Preservar e conse
Publicada em: 26 de junho de 2024 - 14h26 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Evento reunirá 71 trabalhos produzidos por alunos e professores Foto: Matheus Müller
Neste ano, a Feira aborda o tema “Preservar e conservar: porque eu também sou um ecossistema” Foto: Matheus Müller

Está aberta a contagem regressiva para a 8ª Feira Eco-Ostras. Já tradicional no calendário escolar de Rio das Ostras, o evento tem o objetivo de valorizar a pesquisa e o desenvolvimento do pensamento científico nas escolas municipais. A Feira acontece na próxima quarta-feira, dia 3 de julho, das 9h às 16h, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, e contará com a exposição de 71 trabalhos produzidos por alunos e professores.

Neste ano, a Feira aborda o tema “Preservar e conservar: porque eu também sou um ecossistema”. A ação terá a participação de alunos do Ensino Fundamental I e II (Regular e EJA), totalizando 210 estudantes expositores, de 23 unidades escolares. As mostras serão abertas ao público e contarão com a visitação de até 900 alunos da Rede Municipal.

Todos os trabalhos participam da Feira após exposição na própria unidade. Os projetos possuem natureza investigativa ou de inovação, incentivando a visão crítica dos alunos a respeito das problemáticas existentes na sociedade e a proposição de potenciais soluções.

“A Eco-Ostras é uma forma de diálogo entre a escola e a população, tendo como pano de fundo a ciência, a tecnologia e a inovação. É muito bonito observar o encanto dos visitantes ao perceberem trabalhos de ponta sendo desenvolvidos nas escolas públicas. Para além disso, é gratificante perceber o encantamento das crianças e adolescentes ao terem suas vozes ouvidas com a devida importância”, destacou a coordenadora do evento, Nathália Coqueiro.

CRITÉRIOS – Durante a Feira, os trabalhos são avaliados por um comitê, que julgará e classificará os projetos de acordo com a categoria na qual foram inscritos e dentro dos seguintes critérios: criatividade, inovação e relevância regional; método e metodologia utilizados para o levantamento dos dados e na condução da pesquisa; fundamentação científica do tema; capacidade do(s) autor(es) para comunicar o trabalho realizado e contribuição na solução do problema ou situação escolhida.

Os trabalhos destaques serão premiados com troféus e medalhas, além da seleção para participação na Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.