Comissão discute regularização da Zen
Publicada em: 11 de Março de 2025 - 16h47 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Comissão Consultiva da Zona Especial de Negócios (CCZen) de Rio das Ostras realizou sua primeira reunião de 2025 nesta terça, 11, para discutir a regularização de áreas ocupadas por empresas e atrair novos investimentos para a Cidade. O encontro contou com a participação de 11 representantes da sociedade civil e da gestão pública.
O secretário Municipal de Fazenda e presidente da Comissão, João Batista Gonçalves, conduziu a reunião, que teve como objetivo apresentar propostas para ampliar negócios e operações na Zona Especial de Negócios – Zen. A ideia é aumentar o número de oferta de empregos e a arrecadação do Município, além de atrair novas empresas para a Região. Também foram debatidas futuras deliberações sobre a ocupação de áreas disponíveis na Zen.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro, e o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Mário Max, apresentaram um mapa com a situação atual da Zen, detalhando as áreas já ocupadas e aquelas ainda disponíveis para novos empreendimentos. De acordo com os dados apresentados, aproximadamente 21 mil metros quadrados poderão ser abertos para futuras chamadas públicas.
Durante a reunião, também foram abordados projetos voltados à inovação e qualificação no setor de petróleo e gás, além da expansão da infraestrutura da área. Entre as propostas apresentadas estão a realização do 1º Fórum de Negócios e Investimentos de Petróleo e Gás e a construção de um Parque Tecnológico de Energias Renováveis.
O secretário de Fazenda apresentou também dados sobre a arrecadação municipal e a situação das empresas estabelecidas. Medidas para a regularização fiscal e a atração de novos investimentos foram discutidas como parte das estratégias para fortalecer a economia local.