Ilustração de um caminhão de lixo - Por cima da imagem escrito: Fique atento! Descarte o seu lixo apenas nos dias e horários de coleta em sua rua!

Em Rio das Ostras possui um aterro sanitário licenciado e que chega a processar em datas de grande movimentação turística até 190 toneladas de lixo em um único dia, o serviço de coleta de resíduos domésticos cobre toda a cidade.

Foto de um profissional de limpeza colocando garrafas de vidro numa lixeira de coleta seletiva

Vamos reciclar?

O Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro) recolhe por meio de seus ecopontos, papel, plástico, metal, vidros e óleo de cozinha usado.

A novidade agora é a possibilidade de descarte correto de lixo eletrônico e materiais como espojas de lavar louças, canetas, lapiseiras, escovas e tubos de pasta de dente. Um trabalho essencial para ajudar o ambiente.

Conheça os Ecopontos

Logo do CEDRO - Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras Avenida Linda s/nº
Novo Rio das Ostras

10 dicas para descartar o
lixo de casa de forma correta

  1. 1

    Primeiramente, é preciso separar em casa três tipos de resíduos: lixo orgânico, lixo material não reciclável e lixo material reciclável. Separe também os resíduos orgânicos dos secos. E sempre utilize sacos biodegradáveis.

    Alguns exemplos de materiais que você pode separar e encaminhar para os Ecopontos da Prefeitura de Rio das Ostras são: Potes, garrafas e embalagens de plástico e vidro, papel sulfite, jornais, papelão, revistas, embalagens de metal, materiais de ferro, garrafas pet, sacos plásticos, canos de plástico ou metal, tecidos, couro, fios elétricos, pregos, parafusos e alguns equipamentos eletrônicos.

    Agora, conheça aqueles que não é possível reciclar: papel carbono, papel celofane, etiquetas e fitas adesivas, fotografias, latas de tinta e verniz, espumas, cabo de panela, esponjas de limpeza, embalagens de produtos tóxicos, vidros temperados, esponjas de aço, embalagens metalizadas, espelhos, vidros, porcelana, cerâmica, cristais e isopor.

  2. 2

    Entre os recicláveis, estão as garrafas PET. Separe-as, a reciclagem delas reduz o volume de lixo, gera emprego e renda para trabalhadores autônomos e cooperativas.

  3. 3

    Outro item reciclável é a latinha. Uma latinha de alumínio feita a partir de minério virgem gasta 20 vezes mais energia elétrica para ser produzida do que uma latinha feita de alumínio reciclado. Reciclar as latinhas, além de gerar emprego e renda, evita a extração de mais minério e economiza energia.

  4. 4

    Diminuir o tamanho das garrafas PET e de latinhas, amassando-as com as mãos ou pisando em cima delas também auxiliar o processo de reciclagem. É preciso ainda fechar as garrafas com a tampa após amassada.

  5. 5

    Sempre que fizer compras, leve a própria sacola. Ela diminui o uso de sacolas plásticas. O plástico, se descartado de forma incorreta, pode levar até 100 anos para se decompor na natureza. Se a sacola pessoal não for suficiente, opte por adquirir sacolas plásticas recicladas.

  6. 6

    Óleo de cozinha usado também é reciclável. Algumas pessoas, ou entidades, transformam o óleo em sabão. Uma única lata de 1 litro de óleo usado, despejada na pia, além de entupir o encanamento, pode contaminar até 18 mil litros d’água, quase dois caminhões pipa.

  7. 7

    Se possível, sempre optar por comprar produtos sem embalagens ou isopor. Pois todas elas só servem para cumular mais lixo.

  8. 8

    O papel é um dos itens mais volumosos no lixo doméstico. Separa-los, rasgá-los em pedaços e empilhar, além de diminuir o volume, ajuda na hora de enviar para reciclagem.

  9. 9

    Baterias de telefones celulares geram lixo tóxico. Por isso, uma alternativa ao descarte deste material no lixo de casa, é entregar as baterias velhas em lojas de eletrônicos. Muitas delas providenciam ou encaminham o material para reciclagem.

    As baterias piratas para telefones celulares duram menos e podem conter dez vezes mais mercúrio que as baterias legalizadas. O mercúrio é um dos metais mais tóxicos que existem e ataca o sistema nervoso. Evitar a pirataria é bom para o bolso, para a saúde e também para o meio ambiente. Já que o mercúrio destas pilhas vai poluir o solo e o lençóis de água.

    Assim como as baterias, as pilhas também podem ser recicladas. Delas pode ser recuperado zinco e manganês, ambos minerais usados na correção de solos para agricultura. Baterias, pilhas e tambem equipamento eletrônicos como celulares, computadores, impressoras e notebooks sem utilidade podem ser doados para reciclagem nos Ecopontos disponibilizados pela Prefeitura.

  10. 10

    Se não for possível fazer o transporte do material reciclável, é possível fazer contato diretamente com as cooperativas de catadores, eles podem fazer a coleta para você.

Pesquisa no Portal