Centro de Inclusão Digital oferece cursos e apoio pedagógico

Publicada em: 23 de outubro de 2018 - 15h18 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Prefeitura de Rio das Ostras começou a revitalizar o Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID), em São Cristóvão, para melhor atender a comunidade com a oferta de cursos, qualificar professores e prestar apoio de tecnologia educacional aos estudantes. O Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), que funcionava na Casa de Educação e é vinculado à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, foi transferido para o CMID e já está em plena atividade.

Cursos do Programa de Qualificação Profissional promovidos pela Secretaria de Gestão Pública já beneficiam moradores que frequentam o CMID. Este mês, com a chegada do NTM, alunos estão tendo apoio na pesquisa para trabalhos escolares. Estudantes do curso de Formação de Professores do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) e da Escola Estadual Jacintho Xavier Martins frequentam o espaço para fazer o curso “Uso Ético e Seguro da Internet”.

“Moradores que necessitam acessar a internet com auxílio técnico e alunos da rede pública de ensino que desejam fazer pesquisas e impressões de trabalhos escolares com poucas páginas podem buscar apoio aqui. Também os professores contam com toda essa estrutura para realizar planejamento das aulas junto ao Núcleo Tecnológico Municipal”, explica Marcelle Tavares Santa Rosa, gerente pedagógica do CMID.

Na opinião de Quênia Barbosa Marinho, que frequenta o CMID na companhia da filha Elaine, aluna da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, a revitalização do espaço é de grande importância. “Acho ótimo ter um lugar onde os meus filhos podem realizar trabalhos, aprender e se desenvolver com o uso da tecnologia”, destacou.

Alunos e professores
Alunos do Curso de Formação de Professores aprendem sobre o Uso Ético da Internet Foto: Divulgação
Alunos usando computadores
Estudantes podem fazer pesquisa escolar e ainda ter apoio pedagógico no Centro Municipal de Inclusão Digital Foto: Divulgação

– Entre os cursos já programados está o destinado à terceira idade, que vai ajudar na inclusão digital dos idosos. Os participantes serão orientandos sobre o uso de computadores e smartphones e a utilização segura de aplicativos que facilitam o dia a dia dos maiores de 60 anos.

O Centro Municipal de Inclusão Digital está localizado na Rua da Assembleia, s/n°, São Cristóvão e funciona de segunda a sexta, de 8h às 17h.