Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Caps de Rio das Ostras celebra 17 anos de cuidados em Saúde Mental

  • Foto: Matheus Müller
    Descrição da foto
    No sábado, dia 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial – Caps II completa 17 anos
Publicada em: 16 de Maio de 2024 - 16h31 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
No sábado, dia 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial – Caps II completa 17 anos Foto: Matheus Müller

No sábado, dia 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial – Caps II de Rio das Ostras completa 17 anos. Atualmente, a Unidade atende diariamente cerca de 35 pessoas na convivência, oferecendo oficinas terapêuticas com uma equipe multiprofissional.

O Caps também proporciona atividades para grupos de familiares, Grupo de Gestão Autônoma de Medicação, visitas domiciliares e acompanhamento de atenção à crise.

A equipe é formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, nutricionista, enfermeiros, técnico e auxiliar de enfermagem, assistente social, musicoterapeuta, cuidador, administrativo, cozinheiro e serviços gerais.

O Caps fica na Rua Resende, 177, no Jardim Mariléa. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone de contato é o (22) 2771-4130.

CAPS – O Centro de Atenção Psicossocial – Caps é um dos dispositivos da Rede de Saúde Mental do Município e tem um importante papel na desinstitucionalização dos pacientes e no apoio às famílias.

Unidades como o Caps possibilitam que pessoas com transtornos mentais graves e severos sejam cuidadas e tratadas fora dos manicômios, contribuindo para sua reinserção social e para a saúde desses indivíduos.

INVESTIMENTOS EM SAÚDE MENTAL- Em 2023, Rio das Ostras inaugurou duas importantes unidades em Saúde Mental, que possibilitam um atendimento mais digno e humanizado aos pacientes da Saúde Mental.

Em fevereiro, uma nova Residência Terapêutica (RT) foi inaugurada. A Unidade é o lar de pacientes da Saúde Mental que passaram longos períodos em instituições psiquiátricas e perderam seus vínculos familiares e sociais.

Em setembro, o Município passou a contar com o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Rui Ribeiro de Freitas – Capsi, instalado na localidade do Bosque da Praia. Uma importante conquista para a Cidade, a Unidade atende crianças e adolescentes de 3 a 18 anos incompletos, com transtornos mentais ou que façam uso de substâncias como drogas ou bebidas alcoólicas.

 

Pesquisa no Portal