• Você está em

• Página inicial
  • Assistência Social

“Faça Bonito” combate abuso sexual de crianças e adolescentes

• Foto: divulgação
Publicada em: 13 de Maio de 2024 - 13h46 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Em 18 de maio, Brasil marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foto: divulgação

Durante maio, a Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras, o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e demais atores do sistema de garantia de direitos promovem uma sequência de ações da campanha “Faça Bonito”, que visa mobilizar a sociedade no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A escolha de maio para essa iniciativa não é aleatória, visto que o dia 18 deste mês marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data lembra um triste episódio ocorrido na década de 70, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi vítima de abuso sexual e brutalmente assassinada em Vitória, capital do Espírito Santo.

Esse crime chocou o País, servindo de alerta para a urgente necessidade de enfrentar e prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes.

De acordo com informações disponíveis no site oficial da campanha (www.facabonito.org), as principais violações de direitos contra crianças e adolescentes incluem exploração econômica (trabalho infantil), negligência, abandono, além das violências física, sexual, psicológica e institucional.

“A campanha ‘Faça Bonito’ é uma oportunidade para toda a comunidade se envolver na luta, promovendo a conscientização e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. É fundamental o engajamento de todos para garantir um futuro mais seguro e digno para as próximas gerações”, enfatiza Giselly Leão, coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social.

PROGRAMAÇÃO:

15 de maio: Roda de Conversa na Escola Municipal Sebastião Loubach, com horários às 9h e às 14h. – Cidade Praiana.

16 de maio: Roda de Conversa na Escola Municipal Professora Maria Teixeira de Paula, com horários às 9h e às 14h. – Jardim Campomar.

17 de maio: Ação de mobilização na Praça José Pereira Câmara, no Centro, das 9h às 16h, com panfletagem e distribuição de informações.

20 de maio: Roda de Conversa com os jovens do Programa Geração Aprendiz, no Centro Integrado de Convivência – CIC, com horários às 9h e às 14h – Nova Esperança.

23 de maio: Roda de Conversa com os integrantes do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente – Nasca, com horários às 10h e às 15h.

28 de maio: Oficina com as famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos – Paefi e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas. – Centro.

29 de maio: Seminário sobre violência doméstica e familiar, abuso sexual contra crianças e adolescentes, na Câmara de Vereadores, às 14h.