O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.

Foto do inicio da noite na cidade, com a ponte ao fundo

Capacitação de direitos de crianças

  • Foto: divulgação
    Descrição da foto
    Iniciativa levou 184 horas de formação continuada para profissionais do Sistema de Garantia de Direitos.
Publicada em: 28 de novembro de 2024 - 08h41 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Iniciativa levou 184 horas de formação continuada para profissionais do Sistema de Garantia de Direitos. Foto: divulgação

A Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, realizou uma série de capacitações voltadas aos profissionais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA). Os cursos aconteceram entre os dias 19 de agosto e 29 de novembro e tiveram o objetivo de aprimorar práticas e articular uma resposta mais eficaz às demandas de crianças e adolescentes.

A formação, financiada pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, contemplou oito cursos, totalizando 184 horas de capacitação. Participaram conselheiros tutelares, profissionais das áreas de assistência social, saúde, educação e do judiciário, além de representantes do CMDCA.

“Investir na capacitação dos profissionais é essencial para garantir a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e fortalecer a rede de proteção no Município. Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com a infância e juventude”, explicou Jeane Félix, responsável por coordenar as ações de Educação Permanente na Secretaria de Assistência Social.

Os cursos abordaram temas estratégicos, incluindo a formação continuada para conselheiros tutelares, com foco na atualização e ampliação de conhecimentos específicos; criança, adolescente e sociedade, com ênfase na primeira infância; acolhimento familiar e institucional, destacando abordagens e boas práticas; estratégias para o enfrentamento ao trabalho infantil; escuta especializada, conforme a Lei nº 13.431/2017, que capacita os profissionais para um atendimento sensível e humanizado; atuação do CMDCA e a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, voltados para políticas públicas; e o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), voltado para o atendimento de situações de risco e vulnerabilidade.

 

Pesquisa no Portal