Capacitação discute Óleo, Gás e Energia
Publicada em: 11 de Fevereiro de 2025 - 13h50 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM


Na última sexta-feira, 7, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras recebeu o economista Glauco Nader, doutor em Desenvolvimento de Cidades, que apresentou o tema “Cenários e Tendências do Mercado de Óleo, Gás e Energia na Região Norte Fluminense”. A reunião estratégica teve foco no planejamento de ações anuais para fomentar a inovação no setor de Óleo, Gás e Energia.
O evento teve como objetivo principal estruturar um plano de integração entre as instituições e pessoas que compõem o ecossistema de inovação da região. Durante sua apresentação, Glauco Nader conduziu dinâmicas colaborativas, incluindo um brainstorming para mapear ações e desafios atuais, ideação de futuras tendências tecnológicas e alinhamento de ofertas de produtos e serviços das entidades participantes.
A reunião também resultou na construção de uma matriz colaborativa detalhada, definindo responsabilidades e ações integradas, além de um calendário de atividades para o próximo ano.
A previsão é que as ações articuladas e os investimentos no setor resultem na geração de aproximadamente 315 mil novos empregos nos próximos anos, impulsionando a economia de Rio das Ostras e da Região Norte Fluminense como um todo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro, destacou a importância do encontro para o fortalecimento da economia local. “A integração das ações entre as instituições e o alinhamento de estratégias em prol da inovação são fundamentais para aproveitarmos ao máximo as oportunidades geradas pelo setor de Óleo, Gás e Energia, que é um dos principais pilares econômicos da nossa região”, afirmou.
Estiveram presentes na reunião Adriana Andrade, administradora e gestora de Recursos Humanos; Mario Max da Silva Carvalho, engenheiro ambiental e coordenador do Departamento de Desenvolvimento e Integração Comunitária; Luciene Dutra Lima e Leonardo de Lopes Magalhães, gestores; Rodrigo Lopes, Juliana Ravaglia e Márcio Cerqueira, turismólogos; e Márcia Almeida, secretária de Gestão Pública.