O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Atividades educativas comemoram Dia Mundial da Água

  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    O jogo da memória "Vilões do Esgoto" apresentou personagens que prejudicam o saneamento ambiental
  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Na Corrida do Meio Ambiente os estudantes caminharam pelas trilhas que levam à preservação da água
Publicada em: 22 de Março de 2019 - 17h07 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, 22, alunos da Rede Municipal de Rio das Ostras participaram de uma série de atividades no Parque dos Pássaros. Por meio da parceria da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e BRK Ambiental, estudantes foram informados sobre a importância dos rios e os cuidados necessários para garantir a preservação desse recurso natural, além de aprender um pouco mais sobre o saneamento básico.

“Hoje nossas crianças e adolescentes estão mais conscientes e são os principais multiplicadores de informação. Tudo que aprendem nas palestras e atividades levam para casa, orientando também os pais e responsáveis”, explica Leandro de Lima que, à frente do Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras, coordena as atividades do Dia Mundial da Água.

Na palestra, ministrada por Mila Oliveira, responsável pelos projetos socioambientais da BRK, os alunos aprofundaram o conhecimento sobre a importância do saneamento básico e ainda conheceram os “Vilões do Esgoto”. “Orientamos os estudantes para que entendam que o lixo despejado na pia, vaso sanitário e ralo impacta a rede de esgoto”, enfatiza.

Depois que a equipe do Cedro contou a história de “Como nascem os rios”, os alunos puderam fixar o aprendizado com atividades lúdicas. A “Corrida do Meio Ambiente”, por exemplo, mandava avançar três casas a cada plantio de árvore e a voltar três casas após o despejo irregular de esgoto. Já o jogo de memória “Vilões do Esgoto” apresentou curiosos personagens como “Bete Cotonete”, “Bolinha Óleo de Cozinha”, “Durval Fio Dental” e “João Algodão”.

“Aprendi que não posso jogar no ralo qualquer lixo que possa poluir ou entupir o esgoto, prejudicando o meio ambiente”, explica o estudante João Manoel Gomes, de 12 anos, que cursa o 5º ano na Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos.

ATIVIDADES – As ações em comemoração ao Dia Mundial da Água em Rio das Ostras prosseguem na próxima semana com momentos de contação da história “Como nascem os rios” no Cedro e uma nova edição do evento de conscientização em parceria com a BRK Ambiental na quarta-feira, dia 27.

DATA COMEMORATIVA – O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, com o objetivo de alertar sobre a importância da preservação desse recurso natural para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Na Declaração Universal dos Direitos da Água é lembrado que a gestão do sistema hídrico deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

O jogo da memória “Vilões do Esgoto” apresentou personagens que prejudicam o saneamento ambiental Foto: Mauricio Rocha
Na Corrida do Meio Ambiente os estudantes caminharam pelas trilhas que levam à preservação da água Foto: Mauricio Rocha

Pesquisa no Portal


emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.