O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Educação
  • Alunos de Rio das Ostras avançam para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Alunos de Rio das Ostras avançam para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Alunos da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel aprovados para a segunda fase da Obmep
Publicada em: 19 de agosto de 2021 - 15h35 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Alunos da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel aprovados para a segunda fase da Obmep Foto: Divulgação

Mais de 340 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Rio das Ostras passaram para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A primeira fase aconteceu entre 28 de junho a 3 de agosto com estudantes de todas as unidades escolares e as provas podiam ser feitas em dois formatos, a escolha do candidato, online ou presencial.

De acordo com o calendário da Olímpiada de Matemática, as avaliações da próxima etapa acontecem no sábado, 6 de novembro. Até lá, a coordenadora pedagógica da disciplina no Município, Lilian Benhame, sugere que os alunos possam aproveitar os materiais disponíveis no Portal da Obmep.

“Além das aulas, a preparação dos alunos para as provas da Obmep pode ser feita também através do material didático de apoio elaborado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), disponível na página www.obmep.org.br, na aba Material Didático”, indica Lilian.

OBMEP NO BRASIL – A 16ª edição da Obmep atingiu mais de 53 mil escolas no País, entre públicas e privadas, e 17 milhões de alunos são estimulados a se dedicar mais aos estudos da Matemática. Dentre os objetivos da olimpíada estão também a identificação de jovens talentos, o incentivo ao ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas e o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas.

Ao final desta edição, serão concedidas aos alunos participantes 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata, 4.500 medalhas de bronze, e até 46.200 certificados de menção honrosa.

Os alunos de escolas públicas premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), com direito à bolsa de Iniciação Científica Jr., do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A divulgação dos premiados acontece em 18 de janeiro de 2022.

Pesquisa no Portal