Aluno do Município participa da Premiação Nacional da Obmep

Publicada em: 17 de junho de 2024 - 09h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Benicio de Freitas, da Escola Vereador Pedro Moreira dos Santos, representou bem Rio das Ostras na Obmep Foto: Divulgação

O estudante Benício Felizola de Freitas, da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos, foi um dos 650 alunos de todo o Brasil contemplados pela Cerimônia Nacional de Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBmep). O evento reuniu os medalhistas de ouro da 18ª edição da competição, em três dias de confraternização e dinâmicas, além de autoridades nacionais.

Ganhador de duas medalhas de ouro na competição realizada em 2023, Benício vem acumulando destaque na olimpíada nacional e adquirindo novas vivências na matemática.

“A premiação da Obmep foi uma experiência muito boa, que com certeza vai marcar toda a minha vida. Além de estudar alguns assuntos que não são tão conhecidos na matemática, a solenidade representa uma grande conquista. Conheci muitos amigos que gostam de matemática, semelhantes a mim. Espero poder repetir essa conquista no ano que vem”, contou o estudante.

A direção da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos ressalta que a medalha reforça o potencial da educação pública. “Toda a comunidade da Escola Pedro Moreira se alegra e se orgulha da conquista do Benício e de todo esse caminho que ele vem trilhando na matemática. Percebemos que a educação pública tem o seu lugar e possui possibilidades de avançar através dos seus alunos, educadores e da parceria entre escola e família”, destacou a diretora Angélica Barreto.

CERIMÔNIA – Realizado entre os dias 9 e 11 de junho, o evento no Rio de Janeiro incluiu a solenidade de premiação, que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e do diretor-geral do Impa- Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Marcelo Viana.

Na ocasião, os medalhistas foram convocados ao palco, representando as delegações estaduais, e receberam a premiação da maior honraria da competição.

Os pais do aluno Benício, junto com a coordenadora de Matemática do município, Liliam Benhame, acompanharam o estudante na premiação. Todo o translado do estudante e da família até o evento foi custeado pela Administração Municipal.

“Esses momentos que nos enchem de orgulho. Rio das Ostras é o município da Baixada Litorânea com maior destaque na Obmep. As medalhas são fruto de muito esforço de professores, escolas, equipes e de políticas públicas de fomento ao ensino”, comentou a coordenadora de Matemática do Município, Liliam Benhame.

ALUNO DE OURO – O representante da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio das Ostras conquistou duas medalhas de ouro na Olimpíada em 2023 – uma nacional e outra estadual. Em 2022, Benício também ganhou destaque na competição com medalha de bronze, acumulando três premiações em duas edições da Obmep.

Benício possui, ainda, mais um grande destaque: o estudante foi o primeiro aluno da rede municipal selecionado para o “Encontro do Hotel de Hilbert” – evento destinado aos estudantes com bom desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). A ação, realizada em abril deste ano, reuniu cerca de 200 jovens de todo o País em uma imersão de atividades e desafios de matemática.