• Saúde

Profissionais da Saúde de Rio das Ostras visitam centros de referência médica em Cuba

Publicada em: 26 de Janeiro de 2009 - 10h44 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Representantes de Rio das Ostras visitaram na quarta-feira, dia 28, alguns dos principais centros de referência em saúde de Havana, Cuba. O prefeito Carlos Augusto esteve na Policlínica Plaza, considerada referência mundial em medicina comunitária e programa Saúde da Família; e no Centro Internacional de Retinose Pigmentar, uma das mais conceituadas unidades oftalmológicas do mundo.
“Temos hoje um atendimento de excelência na alta complexidade; agora, nossa prioridade é investir ainda mais na saúde básica para que possamos ter um trabalho preventivo, o que é muito importante, visto que o nosso município é o que mais cresce em todo o Estado – destacou o Prefeito.
No Centro de Retinose, único local do mundo a fazer o tratamento da retinose pigmentar, o grupo foi recepcionado pelo diretor da unidade, Lázaro Pérez. O centro é especializado na doença, que causa a diminuição progressiva da visão, levando o paciente à cegueira. Na oportunidade, o prefeito propôs a realização de uma parceria para que Rio das Ostras possa enviar a Cuba pacientes para tratamento.
* Temos mais de 1500 pacientes brasileiros que se recuperaram com o tratamento oferecido em nosso centro. Será um prazer firmar uma parceria com Rio das Ostras – enfatizou Perez.
Na visita, o Prefeito estava acompanhado da secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, da subsecretária de Saúde, Vilma Teixeira, pelo diretor do Hospital Municipal, Percival Machado, pela responsável pelos programas de saúde, Therezinha Loureiro e pelo diretor da Vigilância Sanitária, Leônidas Heringer.

SAÚDE BÁSICA – Na policlínica, o grupo conheceu o trabalho desenvolvido por Cuba na saúde básica.
* Mesmo com poucos recursos materiais, Cuba consegue excelentes índices de saúde devido ao eficaz  sistema de vigilância em Saúde e notificações de agravos que o país desenvolve – observou a subsecretária de Saúde de Rio das Ostras.
PRESENÇAS – As visitas ainda  foram acompanhadas pelos vereadores, Ademir Andrade, Alex Cabral e Rosenildo Viana, que elogiaram o modelo de saúde desenvolvido no país.