• Você está em

• Página inicial
  • Guarda Civil Municipal

Guarda Civil Municipal recebe curso de capacitação de manuseio de tonfa

• Foto: Jorge Ronald
    Os GCMs foram preparados para manusear a tonfa com eficiência
  • Foto: Jorge Ronald
Publicada em: 1 de outubro de 2021 - 13h35 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Os GCMs foram preparados para manusear a tonfa com eficiência Foto: Jorge Ronald
Diferentes técnicas voltadas à defesa, desarmamento e imobilização foram aprendidas durante a qualificação Foto: Jorge Ronald
Nos quatro dias, cerca de 32 agentes foram capacitados para atuar na resolução de conflitos com o bastão Foto: Jorge Ronald

A Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras trabalha para que a Guarda Civil Municipal-GCM esteja cada vez mais preparada para atender as mais variadas ocorrências. Nesta semana, de terça a sexta-feira, de 28 de setembro a 1 de outubro, agentes estão sendo capacitados com o Curso de Operador de Tonfa, um modelo de bastão usado para ajudar na imobilização e defesa.

As aulas teóricas e práticas ministradas pelos instrutores GCM Carvalho, GCM Pinheiro, GCM Leonardo Fernandes, GCM Murilo e GCM Clemente, todos agentes do Município, abordaram a história do equipamento de tonfa, as técnicas de manuseio, de saque, de defesa e os movimentos individuais. Os GCMs também passaram por treinamentos em dupla, de circuito de técnicas e de controle e condução. Durante os quatro dias, 32 agentes receberam a qualificação.

Para o instrutor GCM Carvalho, o curso permite uma maior assertividade em qualquer ocorrência que seja necessária o uso da técnica e da força.  “O equipamento PR-24 (Tonfa) permite um maior controle em casos de agressividade, evitando possíveis golpes contundentes. O bastão possibilita ao agente público uma maior resolução de conflitos. Em uma imobilização é capaz de cessar agressões ao próprio agressor ou a outros envolvidos, possibilitando manter a integridade de todos envolvidos na ocorrência”, contou o instrutor.

As qualificações são uma medida de aprimoramento e fortalecimento na Segurança Pública, com o objetivo que o trabalho executado nas ruas do Município seja feito com eficácia e qualidade.