Agosto Dourado foi marcado por ações educativas e atividades on-line
Publicada em: 2 de setembro de 2021 - 16h26 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMRio das Ostras apoia a amamentação durante o ano todo. Mas, no mês de agosto, a mobilização se intensifica. Este ano, mesmo adequando a programação às medidas de prevenção ao coronavírus, a Semana Mundial do Aleitamento Materno e o Agosto Dourado contaram com atividades especiais nas unidades de saúde e pela Internet.
O Município promoveu ações educativas sobre o tema da amamentação nas unidades de saúde, sempre seguindo as orientações de segurança sanitária, com distanciamento social. As atividades aconteceram nas salas de espera das unidades e em consultas individuais de saúde. Também foram realizadas ações informativas e de sensibilização voltadas para os profissionais de Saúde.
Os canais oficiais da Prefeitura e as redes sociais também foram importantes para divulgar a mensagem da campanha. A tradicional “Hora do Mamaço” aconteceu no formato on-line, dia 7 de agosto. As mães foram convidadas a postarem, em suas redes sociais, fotos amamentando, com textos que contavam sobre suas experiências pessoais com o aleitamento, com objetivo de incentivar outras mães.
A programação ainda incluiu a “Primeira Oficina Virtual de Amamentação para Gestantes e Mães do Município de Rio das Ostras”. As mulheres puderam entender melhor sobre a anatomia da mama, a pega correta e posicionamento para amamentar, entre outros temas importantes.
PALESTRA E PINTURA – No dia 24, a equipe promoveu uma ação no Nasca – Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, onde funciona o Ambulatório de Amamentação. A atividade, que contou com palestra educativa, foi direcionada às gestantes adolescentes atendidas na Unidade e seus familiares.
Daniela Lima, que, além de ser fisioterapeuta da Unidade, é Doula e consultora em aleitamento materno, fez uma pintura muito especial na barriga das gestantes.
A chamada Belly Mapping é uma técnica que consiste em, pela palpação do útero encontrar o posicionamento do bebê, e retratar pela pintura a posição.
Um momento de conexão da família com o bebê, como se tornasse real e palpável o que permanece no imaginário até que o bebê nasça. As doulas costumam incluir essa atividade em suas atuações, geralmente ao final da gestação, simbolizando uma despedida da barriga.
PROFISSIONAIS DE SAÚDE – Como parte da programação, aconteceu a “Primeira Oficina Virtual de Amamentação para Profissionais do SUS de Rio das Ostras”. No evento on-line, foram abordados temas como: O que é o Agosto Dourado, Cultura do Desmame, Escuta Empática em Amamentação, Dificuldades e Soluções no Estabelecimento da Amamentação, entre outros.
Michella Câmara, diretora do Departamento de Programas de Saúde do Município, destacou o papel dos profissionais de saúde, de todos os níveis, no apoio e suporte à mulher que amamenta.
A fala foi reforçada por Daniela Lima, coordenadora do Ambulatório de Amamentação no Nasca, que ministrou as oficinas. “Esse apoio deve ser oferecido o mais breve possível, evitando o desmame precoce”, finaliza Daniela.
AMBULATÓRIO DE AMAMENTAÇÃO – O Ambulatório de Amamentação funciona no Nasca, às terças-feiras de manhã, contando com equipe multiprofissional, formada por pediatra, fonoaudióloga, fisioterapeuta. O atendimento é realizado por demanda espontânea.
O Nasca fica na Rua Mayer, 747, no Liberdade. Mais informações: 2771-4128