O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.

Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Formação continuada conquista reconhecimento

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
Publicada em: 22 de outubro de 2015 - 16h23 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Valorizar os professores da Rede Municipal de Rio das Ostras e contribuir com sua atualização profissional, promovendo assim a melhoria do ensino. Esses são os objetivos da Formação Continuada oferecida pela Casa da Educação, um dos três projetos da Cidade vencedores do Prêmio Melhores Práticas 2015 do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Os dois outros programas vitoriosos do Município são o de Progressão Parcial Virtual (ProVirtual) e de Correção de Fluxo Escolar. A entrega das premiações aconteceu na segunda-feira, dia 19, no auditório do TCE-RJ.

O projeto de Formação Continuada oferece, de forma gratuita, cursos com o mínimo de 20 horas de duração, oficinas, workshops, palestras, fóruns, mesas-redondas e seminários. Várias dessas atividades são promovidas por meio de parcerias com universidades. A ampliação do número de inscrições nas atividades comprova o sucesso das iniciativas. Foram 4 mil em 2013, quase 5 mil em 2014 e, apenas no primeiro semestre deste ano, 4,9 mil participações.

“Com a ampliação e reformulação das atividades a partir de 2014, passamos a oferecer formação continuada para professores de todos os segmentos, das creches ao Ensino Médio. O prêmio é um reconhecimento dos bons resultados que temos alcançado no desenvolvimento pedagógico da Rede Municipal e na melhoria da qualidade do ensino”, explica Mauricio Santana, responsável pela direção geral da Casa da Educação.

Com essa mudança foi possível ampliar o número de profissionais atendidos pela Casa de Educação, que atua na formação e no acompanhamento pedagógico dos professores da Rede Municipal. A reformulação começou no Encontro com Quem Gosta de Ensinar, evento de abertura do ano letivo da Rede Municipal que oferece palestras e oficinas para os educadores.

“Decidimos organizar as nossas atividades a partir das sugestões dos próprios educadores presentes no Encontro com Quem Gosta de Ensinar. Com isso conseguimos ampliar a participação nas atividades. A Casa da Educação hoje é uma referência para os professores de todos os segmentos e vem cumprindo o seu papel de ser um ponto de apoio para o educador, sempre visando o desenvolvimento da qualidade de ensino”, explica Eliara Fialho, diretora do Departamento de Formação Pedagógica da Casa de Educação.

Uma das novidades implantadas é a formação em serviço para a Educação Infantil promovida nos polos nas escolas municipais Célio Sarzedas, Nadir da Silva Salvador, Neli Tâmara e Ernestina Jorge Pereira. A formação oferecida abrange as áreas de psicomotricidade, arte e música, brinquedos e brincadeira e Educação Especial. Nos cursos os professores são orientados, por exemplo, sobre atividades de psicomotricidade que podem realizar nos parquinhos das escolas, transformando a brincadeira em oportunidade de desenvolvimento e aprendizado.

Outra novidade da Casa da Educação, iniciada em 2015, são os cursos à distância. Por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e programa desenvolvido por profissionais da Rede Municipal, os professores recebem os conteúdos, participam de fóruns de discussão e postam atividades. Atualmente são oferecidos os cursos Repensando a Matemática e sua prática no contexto escolar; Fotografia e Identidade – Uma proposta pedagógica e Uso ético, seguro e legal da tecnologia.

Educação Especial, Matemática, Orientação Musical, Artes, Educação Física, Ciências, Saúde, Educação Ambiental, Arteterapia, Língua Portuguesa e Espanhol são algumas das áreas nas quais os professores recebem formação continuada. Por intermédio do Núcleo Municipal Tecnológico, da Secretaria de Educação, os profissionais também podem se capacitar nessa área. As parcerias com as universidades, por sua vez, possibilitaram a realização de diferentes cursos como o de extensão em Educação Física Escolar, com 120 horas de duração.

Na Casa da Educação atuam 58 profissionais, entre professores e pedagogos, divididos em três departamentos: Formação Pedagógica, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação Educacional.

“Realizamos reuniões de escuta com os diretores dos departamentos de acompanhamento pedagógico e avaliação, os coordenadores de segmento e gestores das unidades escolares. Dessa forma conseguimos identificar as principais demandas e necessidades dos profissionais da Rede Municipal de Ensino”, conclui Maurício Santana.

CONHEÇA OS OUTROS DOIS PROJETOS PREMIADOS

Correção de Fluxo – Reduzir progressivamente a distorção idade/ano de escolaridade e garantir aos alunos o direito de cumprir o Ensino Fundamental em nove anos, tempo determinado pelo Plano Nacional de Educação. Esses são os objetivos do Programa Municipal de Correção de Fluxo Escolar, outra ação premiada pelo TCE-RJ. Iniciado em 2014, o programa conta com professores capacitados, cadernos pedagógicos interdisciplinares elaborados com base no referencial curricular de Rio das Ostras e recursos tecnológicos, além de motivar a formação e dar suporte ao docente. Em seu primeiro ano de implantação, 90% dos alunos conseguiram ser aprovados.

ProVirtual – A terceira iniciativa de Rio das Ostras premiada é o Programa ProVirtual – Progressão Parcial Virtual, que também teve início em 2014. O programa oferece aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental que progrediram parcialmente a possibilidade de resgatar o aprendizado em até duas disciplinas na quais não alcançaram a média. Todo o conteúdo é transmitido pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou celular com Internet, o e os estudantes ainda contam com professores tutores online para tirar suas dúvidas. Dessa forma os recursos tecnológicos, que fazem parte do cotidiano da atual geração de educandos, são utilizados para aquisição de conhecimento.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal